Portal Engenharia

Ciclo de vida da edificação

Nossos projetos abrangem os aspectos necessários à execução da obra e também os requisitos das demais etapas do ciclo de vida da edificação, assegurando a sustentabilidade do seu negócio.

Estudo
de viabilidade

Desenvolvimento dos projetos

Execução
da obra

Montagem, testes e startup

Operação
e manutenção

Renovação

Desenvolvimento dos projetos

Nossos processos são estruturados para atender plenamente os requisitos técnicos e normativos, bem como as necessidades do negócio e dos usuários da edificação. O apoio do BIM e de análises técnico-econômicas facilitam a compreensão das soluções, conferindo agilidade e assertividade nas tomadas de decisão, mitigando riscos e reduzindo os prazos para implantação do seu empreendimento.

Concepção

Proprietário

1

Inicia-se com o levantamento de informações: requisitos funcionais / técnicos / normativos, prazos, expectativas de custos de implantação e de operação.

As equipes de engenharia iniciam suas análises para otimização do desempenho energético do empreendimento, da tipologia dos sistemas de instalações e das técnicas construtivas. Tal atuação apoia o projeto arquitetônico desde o seu estudo preliminar, assegurando sua compatibilidade aos projetos de engenharia e às premissas estabelecidas.

Todas as proposições são continuamente reavaliadas até a validação do cliente.

Modelagem

Proprietário

Consultoria

2

São efetuados o dimensionamento e modelagem dos sistemas de engenharia, em permanente interação com as demais equipes envolvidas e o cliente para orientar as decisões no sentido da melhor alternativa de projeto.

Em paralelo é realizada a compatibilização periódica dos elementos do modelo da edificação (sistemas de engenharia, arquitetura e estrutura), reduzindo o retrabalho, prazos e custos na construção.

No decorrer desta etapa é possível ainda obter estimativas mais precisas dos custos e prazos de execução da obra.

Documentação

Proprietário

3

Do modelo final compatibilizado são extraídas plantas baixas, cortes, vistas tridimensionais e demais detalhamentos gráficos necessários à plena compreensão dos projetos.

São gerados memorias descritivos e de cálculo para complementar as informações técnicas e, conforme a necessidade, a documentação para análise dos órgãos técnicos públicos.

Também é possível obter levantamentos quantitativos precisos de materiais e serviços para subsidiar a orçamentação da obra e o planejamento da sua execução.